Como Calcular o Consumo em KVA-WATTS e AMPERES

   Se o responsável do Evento,Show,Casa noturna,Produtor da Banda...etc, chega ate você e te faz a seguinte pergunta :
  Qual é o consumo máximo que você vai usar de energia hoje?...

    Na maioria das respostas que vejo por ai são chutes daqueles que não tem pé nem cabeça, como também já presenciei técnicos e produtores conceituados que não sabem nem o que é AMPERES,WATTS ou KVA.
   Ai então vai um tutorial muito importante, pois com ele você terá certeza do que esta pedindo, e não mais precisara dar aqueles chutes MALUCOS ou fazer o que na maioria das vezes os técnicos fazem , ´´VOU PEDIR O MESMO QUE O TÉCNICO DE ONTEM PEDIU, PORQUE DEU TUDO CERTO`` .
   Isso é o que quase todo mundo faz, apesar que funciona também mas é melhor você saber o que esta dizendo.




Abaixo vamos falar sobre 03 cálculos de conversão com exemplos, sendo eles:

1º -  Quando o consumo estiver em “WATTS” Para KVA
2º -  Quando o consumo estiver em “WATTS” para AMPERES
3º -  Quando o consumo estiver em "VA" (Volt-Ampère) ou não indicada .



  1º - Quando o consumo estiver em “WATTS” Para KVA

Passo 1 :  Verificar o valor da potência ou consumo em Watts (W)  de todo o equipamento que será conectado ou ligado .
Passo 2 : Multiplicar o valor de consumo em Watts por 1.52 para obter o mesmo valor em VA;
Passo 3 : Multiplique o valor encontrado no Passo 2 por 1.3 para adicionar 30% de segurança (folga)

Obs: A letra "K" representa o valor 1000, assim 1 KVA eqüivale a 1000 VA.


Exemplo: 
   1 :  Temos 120 Par64           : 120.000 Watts                          
   2 :  Som consumo MAX       :   70.000 Watts
   3 :  Somar a quantidade de Watts encontrada = 190.000W           
   4 :  Multiplicar o consumo Watts Por 1.52   
   5 :  Dividir pela quantidade de fases a ser usada

   Ex - 190.000 x 1.52 = 288.80  - Consumo Total = 288.80KVA                     
   Multiplique o valor total encontrado acima (288,80KVA) por 1.3 para adicionar 30% de segurança (folga) 

    Ex - 288.80 x 1.3 = 375.44 - Consumo Total c/ Segurança  375.44KVA

 Portanto temos um consumo de 375.44KVA no total, que em trifásico ficará 375.44 dividido por 3 é = 125.14KVA  . 

 Resultado : Precisamos  no entanto de um Transformador Trifásico de 125.14KVA




2° - Quando o consumo estiver em “WATTS” para AMPERES

Passo 1 : Verificar o valor da potência ou consumo em Watts (W)  de todo o equipamento que será conectado ou ligado .
Passo 2 : Dividir o valor de consumo em  Watts pela Tensão para obter o  valor em  
 A (Amperes).
Passo 3 : Multiplique o valor encontrado no Passo 2 por 1.3 para adicionar 30% de segurança (folga) .


Exemplo: 
   1 :  Temos 120 Par64          : 120.000 Watts                          
   2 :  Som consumo MAX      :   70.000 Watts
   3 :  Somar a quantidade de Watts encontrada = 190.000W           
   4 :  Dividir o consumo Watts 190.000 W pela Tensão 220 V.  

Obs: Em um Sistema que se tem muito consumo é melhor ligar com a configuração em 220V (Transformador 220V Fase+ Fase = 220V ou Transformador 380V Fase+Neutro = 220V), pra se obter uma baixa Amperagem.


    Ex - 190.000 Divididos 220v = 863  - Corrente Total = 863A (Amperes)                     
    Multiplique o valor encontrado por 1.3 para adicionar 30% de segurança (folga)
    Ex - 863 x 1.3 = 1121  - Corrente Total c/ Segurança 1.121 A (Amperes)

  Portanto temos um consumo de 1.121 Amperes no total, que em trifásico ficará 1.121Amperes dividido por 3 é = 373 Amperes por Fase.

Resultado : Precisamos  no entanto de 3 Fusíveis ou uma Chave Trifásica  de  400 A (Amperes)


   Um detalhe importante é que na maioria das ligações de sonorização e iluminação pedimos ao eletricista responsável 220V.
Exemplo:
- Em um quadro de distribuição 380v Trifásico temos que ligar Fase e Neutro para obtermos o 220V, sendo o 127V retirado do seu transformador dentro do seu MAIN POWER.
- Em uma quadro de distribuição 220V Trifásico temos que ligar Fase e Fase para obtermos o 220V, sendo o 127V retirado do seu transformador dentro do seu MAIN POWER ou atravez de Fase e Neutro  retirado do quadro de distribuição.



3º - Quando o consumo estiver em "VA" (Volt-Ampère) ou não indicada .

Passo 1 : Verificar o valor  da tensão que é seguido da letra "V" ou da palavra "Volts" e da corrente elétrica, indicado pela letra "A", ou pela palavra "Ampères 
Passo 2 : Multiplicar os valores de tensão e corrente, obtendo o valor de potência em "VA”
Passo 3 : Multiplique o valor encontrado no Passo 2 por 1.3 para adicionar 30% de segurança (folga) .

    Obs: A letra "K" representa o valor 1000, assim 1 KVA eqüivale a 1000 VA.


Exemplo: 
1 :  Temos um aparelho 110 V e 12 A ou 110 Volts e 12 Ampères;                 
2 :  Temos um aparelho 220 V e 25 A ou 220 Volts e 25 Ampères; 
     Multiplicar o valor de tensão e corrente , obtendo o valor em “VA”           

1 : =  110 X 12 =1.320  VA
2 : =  220 X 25 =5.500  VA
Consumo  Total = Aparelhos 1 + 2 = 1.320 + 5.500 = 6.820 VA

   Multiplique o valor encontrado por 1.3 para adicionar 30% de segurança (folga) no transformador ou estabilizador . 
   Ex - 6.820  X  1.3 =8.866 VA - Consumo Total c/ Segurança  8.866 VA
  
   Portanto temos um consumo de 8.866 VA total. 

Resultado : Precisamos  no entanto de um Transformador ou de um estabilizador de 
10 KVA


   Espero que tenha ajudado com esta Apostila/Tutorial e se precisar fazer o download coloquei logo abaixo os link, mas também se quiser colocar um comentário no fim desta postagem com perguntas ou duvidas fiquem à vontade.
  Um abraço a todos.



Links para Download o Yandex é o Melhor
__





Teve algum outro tipo de problema ou tem alguma sugestão... Então deixe um comentário abaixo, que tentarei ajudar dentro do possível. Sinta-se livre também em ajudar as pessoas com dificuldade abaixo Ok? Um bom aprendizado e até a próxima postagem!

Receba as postagens no seu e-mail registrando na caixa abaixo:


Dicas de Som e Luz FeedBurner

57 comentários:

  1. obrigado magrão, e parabens pelos artigos, eu mesmo já tinha falado bobagem a respeito de consumo.abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MAGRÃO BOM DIA,MUITO BOM SEU BLOG E TENHO CERTEZA QUE FAREI USO DELE POR UM BOM TEMPO POIS ADORO ELÉTRICA E PRECISO APERFEIÇOAR MINHAS EXPERIÊNCIAS COM O MESMO.VC ESTÁ DE PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ATERRAMENTO PARA SOM E LUZ MOVEL OBRIGADO USANDO UM MAIN POWER?

    ResponderExcluir
  4. Por favor, para baixar os esquemas tem de pagar??

    ResponderExcluir
  5. gostaria desaber iluminação ao quadrado

    ResponderExcluir
  6. Favor indicar a potencia em kva de grupo gerador para alimentar motor eletrico de 2 hp, mono ou bifasico.

    ResponderExcluir
  7. Não entendi o porque o fator multiplicativo de potência ativa para potência aparente é 1,52!

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Desculpe, meu nome é Paulo Godinho!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, como faço para calcular tenho uma fita de Led de 12volts, 17 watts ,+-1, 5 amperes, para manter ligada por7 horas quantos amperes preciso na bateria, como chegar a esse cálculo,? Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela logica aplicada na explicação acima vc precisará de uma bateria de 09 AH para as 7 horas, 1,5 ah x 7 = 10,5 ah 17w x 7 horas ele consumirá 119 watts ( 119w / 12v = 9,91 AH essa é a amperagem que precisará, o minimo uma bateria de 9,91AH espero ter ajudado.

      Excluir
  10. tenho freezer vertical de 2,8a quanto gasta de kva,preciso saber na pratica para entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Multiplica 2.8 pela tensao usada pelo equipamento que vc vai saber o consumo em VA, lembrando que 1kva é 1000VA
      Espero ter ajudado apesar disso estar explicado no texto....

      Excluir
  11. Muito boa explicação, apenas ele equivocou-se na potência do disjuntor 400 Amp. pelo que entendi seria 40 Amp. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se eu ligar um motor trifasico de 7 cv vou precisar de um dijuntor de quantos amperes para segurança??

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá magrão meu nome é edmundo tenho uma duvida como faço pra calcular
    a amperegem de um transformador de 45 kva semdo que ele entra um trifasico 220v e sai trifasico 380v.
    preciso deste calculo para fazer o cabeamento correto..
    obrigado. se posivel me responda por email
    edmundoeletrica@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divide 45KVA (45000VA) por 220Volts = 205 dividido por 3 (trifásico) 79 A

      Excluir
  15. Gostei muito das respostas.
    Parabéns, continue assim.

    ResponderExcluir
  16. Meu blodher eu faço os cálculos de maneira diferente para encontrar kva , carga em w divide-se por raiz de três e por mil exemplo 190.000 : 1,73=109826,.......divide-se por mil = 109,9 kva adicionando trinta por cento = 139 kva obrigado
    Caso eu esteja equivocado por favor mim responda por email irondeoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Boa noite gostaria de saber qual a capacidade do gerador p/ operar um aparelho de solda de 250a e tensão de 220v.

    ResponderExcluir
  18. amigo, me tire uma duvida, tenho um motorhome, que usa um conversor de 12v para 220v de 8000watts, para saber qual o real consumo em amper dos meus equipamentos elétricos dor dia faço o calculo da soma de todos os watts e divido por 12v que é a energia original das baterias ou do 220v ja transformados pelo inversor??? calculei em WATTS meus eletrodomésticos e o tempo médio de uso diário e cheguei ao valor de 20.525 WATTS (20Kva) diários, ou seja 20.525 / 220v = 93 amperes por dia ??? ou teria de dividir pelos 12v da bateria ?? 20.525watts / 12v = 1710 Amper ??? abraço amigão!!

    ResponderExcluir
  19. Preciso de ajuda, fiz o curso de Eletricista no final de 2010, meu irmão adquiriu uma chacara e estou trabalhando nela para ajuda-lo, todos os refletores do jardim eram de 150w mas e nenhum deles acendiam então decidi instalar 2 refletores de 500w e um outro com lampada comum 220v, toda a instalação do jardim e fora da residencia da chacara é 220v, quando fiz a instalação dos mesmos a rede de cabeamento 6mm já estava passada anteriormente e quando fiz os testes ela tinha corrente mas os mesmos não acendiam, etão resolvi desenterrar os conduites do jardim e achei um curto, novamente cortei e emendei dando assim corrente o suficiente e os mesmos ligaram, a chacara só tem uma caixa de distribuição para dentro da casa que é 110v, do lado de fora no jardim perto da casa tem uma distribuição que vem direto do cabeamento da rua mas não tem dijuntores então resolvi ligar ali pois o antigo proprietário me disse que estava ligado ali junto a essa distribuição,. só que anteriormente os refletores eram todos de 150w num total de 5 e eu removi um troquei 2 por 500w e um outro de lampada 220v que não tenho certeza da amperagem aumentando assim a corrente exigida da caixa da rua onde os dijintores eram de 60A, ontem os fios na distribuição do jardim torraram e os dijuntores da caixa da rua também, gostaria de uma orientação melhor em relação aos dijuntores que devo estar utilizando tanto da caixa da rua e mais os que devo instalar nessa distribuição do jardim pois nunca foi colocado nenhum devido a amperagem de consumo sempre ser baixa e como modifiquei aumentando a potencias dos refletores estou meio perdido em relação ao que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo acho que posso te ajudar, porem você deve pegar a potencia em Wats e dividir pela tensão assim você encontra corrente com a corrente você ira baixar uma tabela mutiplique por 1,3 caso utrapasse de 30 metros. o fio (bitola veja em tabela na internet mesmo)

      Excluir
  20. grato pela informação correta luz paz amor

    ResponderExcluir
  21. ola me chamo willami tenho um som automotivo com 4 baterias de 150 AP e uma fonte b2 de 240 watts, eu estava querendo comprar um gerador e gostaria de saber com quantos KVA devo comprar, gostaria de sua ajuda. vc poderia fazer o calculo para me

    ResponderExcluir
  22. Legal , entendi !!
    Mas porque multiplicar W por 1.52 ?? De onde veio esse valor??

    ResponderExcluir
  23. já trabalho no ramo há algum tempo, mas meus conhecimentos são de um leigo ,
    e estou em um curso e suas dicas são ótima pra quem esta pro curando se especificar na área desde já agradeço pelas dicas um grade abraço

    ResponderExcluir
  24. Marcelo Abreu:

    Muito bom!!
    Me tirou diversas dúvidas. Parabéns pelo excelente artigo!

    ResponderExcluir
  25. Olá, paz e luz a todos!

    Eu tenho uma pequena empresa de locação de brinquedos infláveis, e gostaria de levar esses brinquedos até praças para divulgar a empresa e locar também por hora ali mesmo.
    Bem eu não queria depender de ligações de energias emprestada de bares ou outros pontos, como saber o gerador ideal para alimentar os motores do equipamentos infláveis?
    Andei verificando e percebi que o motor do equipamento é chines e a parte que trata de voltagem eletrica diz o seguinte: AC220-240V 50Hz 620-680W IPX4

    Como saber a capacidade do gerador para alimentar até três motores desse e se compensa fazer esse investimento.

    Desde já agradeço.
    FestKids - Paraíba

    ResponderExcluir
  26. Boas, tenho um grupo musical a pedir-me um gerador trifásico que tenha 60A por fase. Qual a potência em Kva que necessito?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Necessito de ajuda por favor é urgente

    ResponderExcluir
  28. Como faço para saber qual KVA do transformador devo pedir para uma empresa,13.800 ou tem algum maior ou e so pedir para a Light Mega com mais potencia

    ResponderExcluir
  29. boa tarde, eu vi em alguns sites que o consumo de pico (ou inicial) do ar-condicionado varia de 3 a 7x o valor nominal (de funcionamento). A minha pergunta é: como saber se é 3 ou 4, ou 4,5 ou 6 ou7 ?.......existe um jeito de se chegar nesse fator? Estou dimensionando um gerador, e preciso saber antes de comprar. obg!!

    ResponderExcluir
  30. boa tarde! gostaria de saber quantos kva tem em 3500 watts?
    obrigado pessoal.

    ResponderExcluir
  31. SE VC PODER ME ENVIAR A RESPOSTA PELO HOTMAIL AGRADEÇO SUELIEGIL@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  32. boa noite pessoal tenho um som com amplificadores de alta voltagem da taramps 2 de 35 mil wats e um de 20 mil wats gostaria de saber de uma gerador indicado para alimentar esse som de quantos kva presiso desde de ja obrigado se puderem enviar a resposta para meu himail é sueliegil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Por favor gostaria de saber a amperagem do seguinte equipamento que trabalha em conjunto: 1 máquina 60 kva + 5 flash cure 10,8 kva (cada) são trifásicos e também para eu alugar um gerador a diesel seria necessário um de quantos kvas? Não estou conseguindo fazer a conta. Obrigada

    ResponderExcluir
  34. Como faço para saber para medir qual o Gerador que devo comprar para uma casa, pois existem os de 20Kva, 30Kva, 50 Kva. Agradeço.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, Amigo tenho uma clinica em um pequeno predio de 3 andares, 1 elevador e alguns aparelhos, como esteira e outros não muito importantes.....quero colocar um gerador de energia a Diesel e gostaria de saber qual o KVA necessário para suprir toda a energia em caso de queda. Pelo consumo total da Energia eletrica consigo chegar neste resultado? pode me ajudar.????

    ResponderExcluir
  36. Boa noite, não sou do ramo de elétrica,preciso de orientação, tenho um comercio com consumo < 4000kwh mês,trifásico, com tudo ligado , cada fase mede <200 watts no âmperimetro,então qual a potência em kva do gerador que preciso . E ,seria mais econômico que a conta da companhiaLight...Ex:2700kwh / mês = R$ 2.100,00

    ResponderExcluir
  37. E para eu saber a autonomia, quanto tempo meu nobreak de 10 KVA vai segurar meus equipamentos que somados previam o consumo de 7KVA?

    ResponderExcluir
  38. e se o transformador for manossifico,divide por 2

    ResponderExcluir
  39. Olá magrao. O pessoal aki do bairro quer comprar um transformador que tenha potência que abasteça no mínimo 50 casas. Poderia me ajudar com. Esse problema. Não sabemos qual transformador comprar. 45kva/50/75/ ..?

    ResponderExcluir
  40. OLA MAGRÃO. gostaria de saber se comprando um gerador de 1.5 KVA poço usar os mesmos calculos e se a capacidade desses geradores sao confiavel

    ResponderExcluir
  41. Olá boa tarde! Eu queria saber quanto amperes um gerador de 8kva gera?

    ResponderExcluir
  42. Olá boa tarde! Eu queria saber quanto amperes um gerador de 8kva gera?

    ResponderExcluir
  43. Olá boa tarde! Eu queria saber quanto amperes um gerador de 8kva gera?

    ResponderExcluir
  44. Olá boa tarde! Eu queria saber quanto amperes um gerador de 8kva gera?

    ResponderExcluir
  45. preciso alimentar uma corrente de 700 amperagem que é 154,000 watts trifásico entre fazes um gerador de 100kva da certo?

    ResponderExcluir
  46. Amigo me tira uma dúvida tenho um circuito de tomada de serviços e eliminação gerando um carga de 4.870 w de quantos kva tem que ser o gerador monofásico muito obrigado em me responder


    ResponderExcluir
  47. Gostei do blog especialmente quando faz o comentário sobre o monte de idiotices que postam sem o mínimo de silogismo, inclusive cálculos errôneos. Uma coisa que me intriga muito é a maneira como marqueteiros fazem com os Sistemas fotovoltaicos supradimencionados com o intuito de enganação e venderem produtos desnecessários a pessoas mal informadas na maioria dos produtos como inversores não consta o consumo dele mesmo pois este também consome sobre tenção a amperagem do próprio sistema e não sabendo dimensionar dentro dos parâmetros necessários jogaaam dinheiro pela janela sem necessidade.Pois uma bateria de ciclo profundo um painel solar e um pequeno conversor te proporciona uma grande economia mensal, mas percebo a falta de conhecimento ao nosso povo e isto me causa espanto e por isto o acúmulo de capital neste país não acaba pois o Ignorante alé de não acreditar na verdade é ennnrolado pela boa conversa sem sequer primeoro dimencionar o seu desejo dentro de suas capacidades financeiras e assim pasando logo a denegriiir o que pode ser um exelente passo para a economia e proteção ao meio ambiente
    Atenciosamente, cordial
    Abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  48. tire uma duvida, gostaria de saber como faço o calculo de kva para watts.

    ResponderExcluir
  49. Bom Dia,Prezados, Gostaria de saber se utilizo a mesma fórmula para converter kva para watts,que no caso seria watts para kva seria a mesmo cálculo, obrigado.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia. Tenho uma dúvida. Por exemplo: Vou colocar um trafo monofásico numa chácara. Quantos aparelhos posso ligar nesse trafo? Tenho um trafo de 5Kva, quantos aparelhos posso ligar nesse trafo?
    Att, Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  51. Bom dia. Tenho uma dúvida. Por exemplo: Vou colocar um trafo monofásico numa chácara. Quantos aparelhos posso ligar nesse trafo? Tenho um trafo de 5Kva, quantos aparelhos posso ligar nesse trafo?
    Att, Carlos Alberto

    ResponderExcluir

Teve algum outro tipo de problema?... Então deixe um comentário abaixo, que tentarei checar e lhe ajudar dentro do possível. Sinta-se livre também em ajudar as pessoas com dificuldade abaixo Ok?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...